O CrossFit facilita o dia a dia. Saiba como!

O CrossFit é um método de treinamento composto por exercícios funcionais, de alta intensidade e com o objetivo de desenvolver o condicionamento físico de uma forma geral, sem focar apenas na especialização de uma determinada habilidade, como acontece nos treinos tradicionais.
Conforme as pessoas foram descobrindo as vantagens do CrossFit, ele tem se tornado muito mais uma filosofia de vida do que apenas mais uma atividade física em si, principalmente por facilitar tarefas comuns do dia a dia, como subir e descer escadas, correr para pegar um ônibus, carregar compras do supermercado, etc. Para saber como isso acontece, continue lendo o texto.

O que é CrossFit?

O CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico baseado em movimentos funcionais feitos em alta intensidade e constantemente variados. Esses movimentos foram originados a partir de outras modalidades: levantamento de peso olímpico, ginástica e atletismo.
Muito conhecido por quem gosta de mudar os exercícios e não é muito fã de frequentar a academia, o CrossFit é um tipo de treinamento que utiliza o peso do próprio corpo e aparelhos como bolas, elásticos e outros.
É o método de treinamento que mais cresce atualmente no mundo, por proporcionar a mais completa adaptação fisiológica possível para qualquer tipo de pessoa, independente da idade ou nível físico, gerando assim uma maior otimização de dez capacidades: resistência cardiovascular, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, equilíbrio, coordenação, agilidade e precisão.
Os treinos de CrossFit são à prova de monotonia, desafiam os praticantes diariamente e exigem dedicação máxima. É uma modalidade essencialmente benéfica para quem deseja ter definição muscular, pois trabalha todas as capacidades do corpo, sendo capaz de desenvolver vários membros por meio de um único exercício
Fizemos um texto completo falando sobre assunto, clique aqui para conferir.

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CrossFit facilita o dia a dia

Desde o início, a preparação completa do corpo era uma preocupação do ex-ginasta Greg Glassman, criador do CrossFit. Assim, a estratégia dessa modalidade é focar no desenvolvimento das habilidades físicas gerais, a partir de um treino dinâmico e funcional.
Para Glassman, o objetivo do CrossFit sempre foi estimular os movimentos simples e funcionais, como levantar pesos e objetos, não importando se você tem 25 ou 75 anos.
O CrossFit promove o conceito de saúde total com treinos que desenvolvem todas as aptidões básicas do corpo e preparam os alunos para realizarem qualquer tipo de atividade física por meio de exercícios que permitem um uso equilibrado das energias do corpo.
Essa modalidade promove uma preparação completa, a partir da incorporação de movimentos de diferentes esportes e com variados níveis de intensidade e velocidade.
Com o sedentarismo típico da vida moderna, acabamos deixando de lado movimentos básicos como agachar, pular e correr. E esses exercícios são muito importantes para o desenvolvimento e a manutenção das nossas capacidades físicas.

Os Princípios do CrossFit

Os treinos de CrossFit são orientados por três princípios:
– Movimentos Funcionais: refletem os melhores aspectos da ginástica, levantamento de peso e atletismo. Quanto mais próximo dos movimentos diários, melhor é a execução dos exercícios. Com os movimentos multiarticulares, são trabalhados vários músculos do corpo ao mesmo tempo.
– Alta Intensidade: contribui para desenvolver resultados satisfatórios e o melhor condicionamento físico. À medida que a pessoa evolui no treinamento, o desafio aumenta e a intensidade, ao contrário da musculação, vem do próprio corpo.
– Variação Constante: uma rotina de exercícios diferentes todos os dias. Além disso, esses exercícios possuem movimentos complexos e livres, o que estimula também o cérebro.
Esse combo de exercícios engloba as três vias metabólicas que geram energia para qualquer tipo de ação física. Os movimentos funcionais, responsáveis pelas atividades de maior potência, duram aproximadamente 10 segundos; a alta intensidade, responsável pelas atividades de potência moderada, tem duração de poucos minutos; a variação constante, responsável por mobilizar a energia, principalmente da gordura armazenada no corpo, permite executar atividades de baixa potência.
Um condicionamento físico total deve, então, promover e desenvolver um treino executado em cada um dos três sistemas de energia, procurando o melhor efeito possível de equilíbrio.

As 10 capacidades físicas trabalhadas no CrossFit

O CrossFit é um programa de preparação física geral, ou seja, ao contrário de um treino de corrida de longa distância que tem como objetivo melhorar o desempenho do atleta e aumentar sua capacidade, ou um programa de musculação que pretende aumentar a resistência de força do praticante, o CrossFit tem como objetivo aperfeiçoar as funções humanas básicas e melhorar o condicionamento físico dos alunos na maior variedade de atividades possível, trabalhando 10 capacidades físicas. São elas:
– Resistência cardiorespiratória;
– Resistência muscular;
– Força;
– Flexibilidade;
– Potência;
– Velocidade;
– Coordenação;
– Agilidade;
– Equilíbrio;
– Precisão.
Quanto maior a competência em cada uma delas, maior é o condicionamento físico, ou seja, um bom programa de treino deve conter exercícios que desenvolvam cada uma destas aptidões físicas.

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Corpo preparado para diversas situações com o CrossFit

Os exercícios funcionais utilizados no CrossFit estão relacionados aos movimentos utilizados no dia a dia. Com esse treinamento, é possível realizar tarefas comuns com ainda mais facilidade, por exemplo: subir e descer escadas, correr para pegar um ônibus, abaixar para cuidar do filho, carregar compras do supermercado ou pegar algum objeto do alto do armário.
De uma forma mais lúdica, você pratica esses movimentos durante o treino e consegue melhorar a sua condição física para realizar as atividades rotineiras de maneira rápida, fácil e sem desconfortos.

Quais são os benefícios do CrossFit?

Aderindo a um treinamento de CrossFit regular, você terá mais saúde, qualidade de vida e disposição para executar qualquer atividade. Não é a toa que esta modalidade está ganhando cada vez mais adeptos.
Dentre os principais benefícios do CrossFit, podemos citar:
• Redução de medidas e percentual de gordura;
• Melhora de flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio e capacidade cardiovascular e respiratória;
• Aumento de força, resistência muscular, energia, autoestima e autoconfiança;
• Alívio de stress;
• Definição de tônus muscular;
• Ganho de massa muscular;
• Fortalecimento do corpo por inteiro;
• Espírito de equipe;
• Evolução no desempenho em corridas de longa e curta distância;
• Prevenção de lesões, quando praticado com o auxílio de profissionais qualificados;
• Metabolismo mais ativo;
• Maior condicionamento físico.

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